sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Porque é primavera!

Ah a primavera! Minha época favorita do ano, com certeza! O sol volta a dar sua graça com maior frequência, os ipês de São Paulo florescem com seu amarelo vivo, as amoreiras tingem as calçadas, as roupas vão ficando leves e coloridas.

A primavera denota fertilidade, a vida na terra, onde na agricultura celebra o tempo  em que as sementes são plantadas e começam o seu processo de crescimento e um maior equilíbrio das forças da natureza. Pela cultura pagã, a primavera é um momento ideal para fortalecer a energia de complementaridade ente homem e mulher. Ainda, o momento ideal de cultivarmos nossas sementes, já que é a época do ano que estamos mais ativos, dormimos menos, comemos menos e gastamos mais tempo ao ar livre.

Época de celebrar? Falemos de cervejas. E de flores.

Falamos muito de aromas florais, de fermentação floral, mas quando é que enfim teríamos de fato flores na cerveja? Conheço saladas de rosas (além de outras graças de rosas), perfumes feitos naturalmente de flores e tantas outras invenções. A cerveja não demoraria a entrar neste hall.
E foi então que as cervejarias americanas Dogfish Head e Samuel Adams inovaram e produziram a Savor Flower, uma cerveja colaborativa cuja composição inusitada: água de rosas, lavanda, hibiscus, jasmim e rosas, além de uma variante de lúpulo conhecida apenas como #369, que tem como principal característica ressaltar as notas florais da cerveja. É quase um buquê de flores engarrafado! Segundo os participantes do evento que a degustaram, a cerveja é clara, dourada, com o aroma doce e floral que é tão forte quando o sabor, que eles comparam à um chá de flores (ou de um pot-pourri).

Além de toda a botânica usada, a cerveja foi maturada em barris. Vejam neste vídeo todo o processo, da ideia à produção dos cervejeiros:


Infelizmente esta cerveja foi produzida somente para o evento Savor Craft Beer, em Washington, que ocorreu em Junho.  Esperamos que a ideia tenha vingado e que a Savor Flower entre no mercado. Cerveja com água de rosas para Catarina é como um ”body Shot”, e a curiosidade de conhecer este sabor está me matando!

E esta será a minha forma de celebrar a chegada da primavera neste final de semana: percorrer as ruas de SP, entre ipês e amoras, sempre em busca de uma cerveja perfeita, nem que seja só para esta estação...

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Para um dia nublado, cerveja!

Em clima de Restaurante Week, nos últimos 10 dias já esgotei todo meu vale-refeição e visitei praticamente todas as opções ao redor do trabalho. Tenho comido bem, mas, mais do que isso, tenho comido muito. Ontem, ao conhecer o menu do La Pasta Gialla, prometi que seria o último. Mas hoje quebrei a promessa e fui almoçar no Empório Santa Maria. A opção de menu Restaurante Week lá é apenas para o jantar, mas a combinação dia cinza, multa de trânsito + pepinos no trabalho + TPM estava em clima de mau humor, e eu resolvi me agraciar com um bom almoço e uma cerveja especial. Porque eu merecia! Sim, TPM.

Pequei. As opções de cervejas no almoço do Empório são menor que escassas:. São 3: Guinness, Oettinger e uma australiana que mal prestei atenção. Apenas li o rótulo “cloudy wheatbeer” da Oettinger e pensei: combina com tudo!

Escolhida porque eu sou sentimental. E porque hoje, quarta-feira mais que cinza na capital paulista, eu precisava de um certo ânimo no dia. Escolhida porque no prato tinha uma seleção de queijos e pães caprichada. E também porque a Guinness já tinha sido pedida na mesa e eu com certeza daria uma bicadinha.

A Oettinger Hefeweizen é uma das cervejas de trigo mais vendidas na Alemanha.  Uma Ale de estilo German Weizen, é engarrafada com as leveduras utilizadas na fermentação (daí “Hefe”), o que a deixa com esta cor dourada turva característica. Além disso, o aroma adocicado de cravo e banana e o sabor encorpado típicos de uma boa cerveja de trigo se fazem presentes. Suave, com seus 4,9% de teor alcoólico que não comprometeram em nada minha volta à labuta! O ponto fraco: ser enlatada, o que prejudica a formação do creme e a mistura no copo... Não é nada que desonere a cerveja, mas se estamos aqui pra falar, falemos. Outro ponto fraco, que nem foi da cerveja mas do local onde comprei, foi o preço: R$ 22,00 a lata de 500mil. Mas até aí, o próprio almoço já tinha comprometido o orçamento. Como disse, pequei.

Enfim... sim, a Oettinger Hefeweizen foi perfeita. Perfeita para melhorar meu humor, para adoçar meu dia (junto com a sensacional torta de morango de sobremesa), para inspirar meu texto, para reunir dois amigos queridos...

Perdoem-me o trocadinho para finalizar, mas Tive um Perfeito Momento nesta quarta-feira cinza!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sexo, cerveja e acepipes

Hoje que eu parei pra pensar no significado do dia. Dia do sexo – 06/09 – véspera de feriado. Todos interligados, afinal, tire os zeros e surge a posição que data o dia de hoje. Aproveite a noite e descanse a “quarta de cinzas”. Use a desculpa do clima de véspera e saia para beber e angariar sua companhia para o evento especificado...

E sair para beber quase sempre significa beber cerveja! Mas o segredo hoje não é a cerveja – que se consumida moderadamente também ajuda a despertar a libido (e perder a vergonha em alguns casos), é o acepipe.

Por isso hoje eu não falo de Devassas, Tchecas, Stellas ou Delirium. Falo do AMENDOIM. Sim, nosso amiguinho amendoim, que mais que amigo é parceiro. Um acepipe que agrada a todos, nunca falha e nem deixa falhar.

Um dos alimentos afrodisíacos mais populares e acessíveis, é rico em vitamina B3, contribui para vasodilatação sanguínea aumentando a libido. E nada melhor do que uma mulher com sua libido turbinada, não é? Ainda, o amendoim tem a fama de ser um forte remédio na luta contra a impotência masculina, com a ajuda das vitaminas do Complexo B e o aminoácido arginina, que promovem a produção de hormônios sexuais e evita a impotência sexual.

Portanto, gatos e gatas que pretendem comemorar a data com grande estilo, escolham seus melhores rótulos e estejam munidos de amendoim, camisinha e uma boa companhia!

Muita Saúde!