segunda-feira, 28 de abril de 2014

Pra matar as saudades

É sabido que eu sou apaixonada pela Inglaterra. Que tenho adesivos pela casa aclamando a rainha, que tenho preferência pelo sotaque britânico, que fiz amigos pra vida do outro lado do oceano e, principalmente, que as cervejas de lá estão no meu hall de favoritas.

Não por acaso ganhei este rótulo. E foi dado, esticando o braço entregando a sacolinha com as palavras: “Ó, pra vc matar a saudade da sua terra favorita”.

Thoroughbred. De nome tão impronunciável quanto qualquer cidade inglesa, esta cerveja - Hambleton Ales Thoroughbred, nome completo – é feita pela cervejaria Nick Stafford's Hambleton Ales, que fica depois de York, interior ao norte da Inglaterra. É a cervejaria oficial das redondezas, desde 1991, criada por Nick Stafford e sua mulher. São 15 pessoas no total trabalhando na produção da cerveja, prova que sim, micro-cervejaria pode exportar e dar super certo! A cervejaria é conhecida por ter sido a primeira britânica a produzir cerveja sem glúten (GFA, sigla para glúten-free Ale), em 2005, uma whitbier que agradou os 100 mil celíacos ingleses. Logo depois lançou uma versão lager (GFL, glúten-free Lager)

Sobre a Thoroughbred (difícil até para digitar), é uma Pale Ale tipicamente inglesa, com uma espuma leve e corpo marrom acobreado. No sabor, amarga na medida, pale ale suave e refrescante, maltada e frutada no aroma e sabor com um toque cítrico.  Com 5% de ABV, combina bem o sabor e o teor alcoólico, não decepciona de maneira alguma.  Utiliza malte e lúpulo local, que traz originalidade à cerveja.



Cerveja mais que bem vinda, que estreou a parede de rótulos de cervejas recém-instalada, fundo perfeito para outras tantas aspirantes à perfeita!


Cheers – com sotaque britânico de Yorkshire!