domingo, 1 de janeiro de 2012

Feliz Anno Novo!

Em um daqueles momentos irrecusáveis da nostalgia do final do ano, o amigo secreto da empresa, uma surpresa agradável. Eu raríssimas vezes fui surpreendida com bons presentes em amigos secretos, mas, seguindo os bons ventos do ano de 2011, sim, fui agradavelmente surpreendida. O limite de R$70,00 do amigo secreto corporativo foi preenchido com duas cervejas compradas da Mr. Beer. Aliás, adendo: quando o meu amigo secreto buscou informações sobre o que me dar e sugeriram cervejas à ele, ele se perguntou se eu tinha um problema com alcoolismo. Obrigada Sandro! 

Dois bons rótulos, indicados pelo atendente: Weihenstephaner Hefe Weissbier e a Hacker-Pschorr Anno 1417, ambas degustadas naqueles momentos entre amigos, dignos de boas cervejas. A Weihenstephaner eu já conhecia de outros tempos, uma cerveja de trigo bávara excelente, refrescante e encorpada, representando muito bem a classe das Weissbier.

O foco fica para a Hacker-Pschorr Anno 1417, cerveja alemã cheia de história para contar. 

A Cervejaria Hacker-Pschorr nasceu exatamente em 1417, 99 anos antes de ser criada a Lei de pureza Alemã, inicilamente apenas como Hacker. O nome atual da cervejaria remete à duas tradicionais cervejarias de Munique, que nesses 591 anos passaram por algumas junções e separações: A primeira união entre a Hackerbräu e a Pschorrbräu aconteceu por volta de 1800, quando Joseph Pschorr comprou a cervejaria Hacker e fundou uma com seu nome, mas manteve sua própria produção. Em 1944, já separadas, a Pschorr teve os seus equipamentos bombardeados durante a segunda Guerra, e a Hacker permitiu que a Pschorr utilizasse seus equipamentos para manter a produção ativa, simbolizando assim a união que permanece até hoje. A cervejaria é atualmente uma das seis grandes de Munique, e faz parte do grupo Paulaner.

Chegou ao Brasil recentemente, uma cerveja do estilo Keller Bier, um raro e antigo estilo de produção alemão - keller em alemão significa adega. Uma lager não-pasteurizada e não-filtrada, fermentada em barris abertos de madeira, o que a deixa com baixa carbonatação. Uma cerveja diferente, com uma cor dourada escura, espuma densa e um aroma maltado, que denota a presença marcante do lúpulo não só no aroma, mas com intensidade no sabor. Um tanto cítrica, bem saborosa e refrescante, com aquele toque de fermento das cervejas não-filtradas (lembram-se a surpresa causada pela Slava?).
Uma excelente cerveja para um dia de verão, seja chuvoso e abafado como nossos típicos reveillon paulistas. Aliás, vou além: a Anno 1417 é a cerveja perfeita. Não para finalizar a busca, mas para entrar em 2012 inspirada, seja pelo nome, seja por remeter à primeira cerveja da saga, seja por ser de presente ou por ser a primeira do ano.

Que 2012 seja de longo caminho na busca da cerveja perfeita, com muito mais aprendizado e boas companhias!

Feliz Ano Novo!

3 comentários:

  1. Olá tudo bom amigo?
    Gostei do seu blog. Aceita parceria de blogs (troka de links) ? http://verdadeignorada.blogspot.com/ ja coloquei o seu link no meu blog.

    grande abraço Feliz 2012.

    ResponderExcluir
  2. Caramba!! Blog simplesmente fantástico!!!! AMEI! De verdade, acho que foi o melhor blog que já trombei até agora!! Parabéns!
    Eu estou me atrevendo a falar de cerveja no meu blog tb (mas não falo só disso), mas n entendo absolutamente nada de nada, só de beber e dizer se gostei ou não hauahua! Comecei essa saga em busca da cerveja perfeita tb ano passado, me identifiquei horrores com esse blog e ta salvo aqui nos meus mega favoritos!! *quem sabe aprendo um pouco mais sobre o assunto e digo mais do q "gostei, é amarga, recomendo" hauahuaahu

    Parabéns de verdade, dei uma passeada no blog e é um trabalho e tanto, até divulguei no meu face!!

    bjoss
    *voltarei sempre aqui hehehe

    ResponderExcluir
  3. Gente, super obrigada, fiquei lisonjeada :)

    Ludi, vc é sempre bem-vinda aqui!!! E tb na nossa página do facebook, sempre tem umas fotos novas de cerveja lá pra te inspirar. Aliás, se quiser sugerir algum rótulo que tenha provado na sua busca, somos toda ouvidos!

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir