sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cerveja ou Chopp?

Hoje é sexta-feira, dia de cerveja. Ou seria melhor pedir um chopp? Não, mulheres, não são a mesma coisa.

Resumidamente, o processo de preparo é o mesmo, mas a cerveja passa por um processo de pasteurização logo após envasada, que impede-a de continuar fermentando, até para que a garrafa não estoure e ela possa ser conservada por mais tempo – o chopp dura em um barril por apenas 10 dias. Na técnica e na prática, são muitas diferenças, mas que passam despercebidas por muitas mulheres. Até porque, para a mulher a cerveja é como um grande objeto de prazer, não importa como, quando e onde.

Mas comparemos o chopp com um homem: Tem base familiar tradicional, tem cultura nativa da vida, tem força e brutalidade. Ele chega até você e fala justamente o que você PRECISA ouvir e te conquista. Não perde tempo, não tem tempo a perder. É mais quente, mais presente. Tem todo um estilo mais natural que te faz quere-lo rapidamente. O chopp é o homem de oportunidade, aquele que vem pronto e na medida para o consumo imediato. Tem gás suficiente para aquele momento, tem a espuma encorpada que faz sua aparência apetitosa, tem o suor no copo na medida que não deixa suas frágeis mãos escorregarem. Não o deixe para amanhã, pode já ter fermentado demais.

Já a cerveja é aquele homem que tem a mesma base do chopp, tem a mesma tradição, os mesmos princípios, mas é um gentleman que foi cuidadosamente ensinado, regrado e educado. Ele vem até você com mais classe, bem vestido, até rotulado com seus padrões. Ele tem porte e presença, mas é gentil, te refresca e te aquece, tem um toque mais sutil e te faz querer mais, saber mais, provar mais. Você pode até leva-lo para casa e apresenta-lo à familia, ele vem de uma escola onde muitos diferentes estiveram se preparando durante muito tempo, esperando o momento de te cortejar na mesa. Não se faça de rogada, este homem passou por altos e baixos para chegar até você.

A base é a mesma, os ingredientes são os mesmos, mas o approach é diferente. Qual afinal é o seu tipo de homem?

Momento cultura: A palavra chopp é derivada da palavra alemã Schopp, que significa uma medida equivalente a 300ml. ;)

10 comentários:

  1. Nao tenho uma preferencia, dependendo do momento prefiro a cervejas em outros o chopp, so tem uma coisa que é fato, apos esse post nunca mais eu vou tomar cerveja ou chopp da mesma maneira..a comparação foi muito Feliz....ai...acho que hj vou de Homem mais rustico!

    ResponderExcluir
  2. A diferença eu já conhecia, mas nunca tinha analisado desta forma, menina!

    E eu q sempre achei q preferisse cerveja... tsc tsc... :P

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto dos dois. Tem dias que estou mais para Chopp, dias que estou mais para cerveja. kkk

    ResponderExcluir
  4. Pergunta imbecil: O Brasil eh mesmo o unico pais a comercializar o chopp??? Nunca encontrei por aqui....
    x Liloca

    ResponderExcluir
  5. Li, sabe que não sei a resposta para sua pergunta?
    taí, vamos pesquisar para não falar bobagem e assim q soubermos vc será a primeira a ser informada, ok?
    bjks

    ResponderExcluir
  6. Liloca: Então, as conhecidas pints (as do tipo Lager) ao redor do mundo, que vem de barril e são tiradas manualmente podem ser consideradas chopp pq não passam pelo processo de pasteurização. Logo, as Fosters, Carling....

    espero q tenha resolvido sua dúvida ;)

    bjks

    ResponderExcluir
  7. O ruim desse post é que eu simplesmente parei de pensar em cerveja, chopp, ou coisa que o valha...

    Muito interessante, onde é que estão esses homens que serviram de exemplo? ;)

    ResponderExcluir
  8. Gosto mais de cerveja, mas se pensar na perspectiva, no exemplo dado, vou muito de chopp....o mais importante é que agora to muito sabida da diferença!

    Vânia Henriques

    ResponderExcluir
  9. Cerveja Vs Chopp p/ que? O interessante nessa vida é explorar as opções... hehe

    ResponderExcluir
  10. Mulheres, a questão não é cerveja vs chopp, e sim cerveja e chopp. Eu estou na busca da CERVEJA perfeita - sim, faz mais o meu tipo - mas nada me impede de tomar alguns chopps por aí até encontra-la (lo), não é mesmo? :P

    ResponderExcluir