segunda-feira, 20 de junho de 2011

Castigo

Esta última semana eu estava de castigo. Não, não era ajoelhada no milho, nem cheirando a parede, na verdade era bem pior. Eu estava proibida de beber cerveja.

Nunca 7 dias demoraram tanto para passar. Mas não foi culpa de mau comportamento, não. Foi apenas uma pequena cirurgia que me fez tomar uma tonelada de remédios como um antinflamatório que me deixou mais tempo dormindo do que acordada e um antibiótico que me tirava do sério.

Enfim, deixando os assuntos chatos de lado, só vou comentar que agora está tudo bem e já estou liberada para provar os mais diversos tipos de cerveja.

Bom, mas posso beber somente a partir de hoje, dia de postar no blog e não provei nenhuma cerveja durante a semana, como fazer?

Simples, se não posso beber eu como com farinha. Mais especificamente com farinha, manteiga e ovos.

Quer entender melhor? Que tal um bolo feito com nada mais, nada menos que cerveja stout? Sim! Justo a stout.

É, eu também achei estranho a primeira vez que li a receita, mas depois, pensando bem, cerveja e bolo tem lá suas semelhanças, a começar pelo fermento.

Resolvi arriscar e me surpreendi. Simplesmente divino. O melhor bolo de chocolate do mundo!

Fofo, saboroso... a stout utilizada na massa ficou muito sutil, mas presente. Para incrementar ainda dei um toque na ganache que usei de cobertura, colocando mais uma dose de cerveja. Sem falar das physalis usadas na decoração e que acrescentaram ainda mais um sabor ao bolo.

Ficou realmente incrível. Olha, em todo esse tempo de Gastronomia Doméstica eu confesso que nunca provei um bolo tão sensacional. Sem brincadeira, é o bolo da vida.

Foi de longe, a melhor surpresa da minha rápida recuperação, e claro, só podia ser culpa da cerveja. Ao prová-lo fiquei quase feliz pelo castigo que me obrigou a ser criativa e confiar na receita inusitada.

Se eu tinha alguma dúvida quanto à harmonização de stout com chocolate todas elas se foram logo no primeiro pedaço ainda quente. Definitivamente eles nasceram um para o outro.

Ainda bem que agora que descobri esta maravilha não preciso esperar por um novo castigo para repeti-la.

Segue a receita:

Coloque 100g de margarina de culinária e 1 xícara de cerveja stout em uma panela e leve ao fogo médio. Assim que a manteiga derreter acrescente 1 xícara rasa de cacau em pó. Deixe ferver e desligue o fogo. Reserve.

Em uma travessa peneire 2 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar, uma colher (chá) de sal e meia colher (sopa) de bicarbonato de sódio.

Bata em uma terceira travessa 2 ovos, meia lata de creme de leite e o suco de meio limão. Devagar incorpore a mistura de cerveja e cacau aos ovos.

Aos poucos acrescente a mistura de farinha até formar uma massa homogênea.

Coloque em uma forma untada e leve ao forno previamente aquecido à 230° por cerca de 35 minutos.

Enquanto isso derreta 200g de chocolate meio amargo no microondas, acrescente duas colheres (sopa) bem cheias de creme de leite e uma pequena dose de cerveja stout. Misture até ficar bem lisinho.

Cubra o bolo com a ganache e enfeite com physalis (totalmente opcional, mas altamente recomendado).

Surpreenda-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário