sexta-feira, 10 de junho de 2011

Strawberry fields forever!

Fazer um post sobre Londres e a infinidade de cervejas e momentos que tenho aqui, é pedir pra fazer um daqueles textos intermináveis. Mas eu prometo ser concisa! E como dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, esta traduz o "british way of life":

O famoso fish'n'chips acompanhado de Guinness.

Lógico que tenho muito a contar, sobre os preços das cervejas aqui, a oferta, a qualidade e infinidade de rótulos que vemos apenas nos melhores empórios do Brasil sendo vendidos aqui na prateleira do supermercado... enfim! Londres é a conhecida capital de bebedores de cerveja (e todas as outras bebidas alcoólicas), onde muitas das melhores Ales nasceram, as tradicionais Porters e Stouts, a terra das famosas pints e também dos conhecidos mundialmente pubs. Mas esta história eu já contei.

Aqueles que me conhecem também sabem a relação de amor que eu tenho com esta cidade, que é tal qual a relação de amor da Renatinha com São Paulo: falem o que for, falem do cinza, falem da frieza do britânico, falem da monarquia, falem do sotaque muitas vezes incompreensível, falem da burocracia, mas Londres é meu eterno refúgio, o lugar onde eu sei que tudo vale a pena e que eu ando sorrindo. Mas, surpreendentemente, não mais o lugar onde eu moraria. Voltar apenas de férias me fez perceber que minha vida se encontra num momento perfeito e que é no Brasil mesmo que meu destino - e meu coração - está. Sem essa de cartomante. Catarina e Renatinha tomarão incontáveis outras cerveja e continuarão na busca juntas.

E por falar em cerveja, relutei um pouco, mas não vou começar esta série de posts remotos com uma típica Ale britânica. Hoje vou - FINALMENTE - falar de uma belga, a tal da fruitbeer que eu tanto esperei para tomar novamente: a Früli. Me fizeram até passar vontade, é verdade, mas nada como tomar a cerveja mais esperada logo no primeiro dia de viagem, numa feliz coincidência! Na minha primeira visita ao supermercado, ao entrar no corredor de cerveja, uma prateleira repleta de long-necks de Früli sorriu pra mim. E o preço deu aquela piscadela: £1,69 (ou cerca de R$4,30).

Ao chegar em casa e colocar a cerveja para gelar, já podia sentir os carocinhos de morango na boca...

A Früli infelizmente não é vendida no Brasil, mas, para os apreciadores mais sêniores de cerveja isso não é de fato um problema, já que em termos de sabor ela não tem muito de especial. Uma cerveja com adição de suco de morango na fermentação, que a deixa doce e com mais gosto de suco de morango do que de cerveja propriamente. Já para as mulheres nem tão amantes de cerveja, que adoram um drink doce com baixo teor alcóolico, aí sim  a Früli deixa vontade. Eu diria que é como a Malzbier, uma cerveja doce, até enjoativa, mas deliciosa no meu ponto de vista! Cerveja de menininha, que comparada à outras fruitbeers é a mais doce e frutada. Inclusive, alguns dizem que, como a Malzbier, só é considerada cerveja pelo processo de fabricação.

Cerveja produzida pela cervejaria belga Brouwerij, com teor alcoólico de 4,9% (não tão baixo como a Malzbier citada acima), a Früli é uma mistura de 70% de cerveja branca (de trigo, assim como a Hoegaarden) e 30% suco de fruta, no caso, de morango. Esta cerveja ganhou a medalha de ouro no International Beer Competition em 2004 e em 2009 foi anunciada como o "World's Best Fruit Beer" pelos juízes do World Beer Awards. Tá vendo? Não era à toa que eu falava tanto desta danada!

Posso dizer que alguns pontos (gastronômicos) da minha viagem já foram concluidos. Em menos de uma semana, já tomei algumas cervejas que há tempos não tomava, já tive minha Guinness perfeitamente tirada, já matei a vontade da Früli - e outras sobremesas - e a versão britânica da Catarina (Katherine) já fez sua presença. Acho que teremos muito mais que 30 dias de história pra contar por aqui!

Cheers mates!

Nenhum comentário:

Postar um comentário