segunda-feira, 4 de abril de 2011

É chocolate o que quero beber...

Tudo bem. Cerveja é cerveja, mas chocolate é chocolate.

Para mim a grande diferença entre a cerveja e o chocolate é que a paixão por chocolate tem início já na infância ao contrário da cerveja. A relação com a cerveja começa a ser construída mais tarde e deve ser trabalhada com carinho para evitar traumas e ganhar forças aos poucos para que desta forma seja uma paixão que nos acompanhe por toda a vida

Mas para mim, cada um tem a sua hora, chocolate na hora do chocolate (ou seja, quase o tempo todo). Cerveja na hora da cerveja (ou seja, quase todo o tempo livre).

Enfim, sendo duas paixões tão divergentes não foi à toa minha surpresa ao descobrir que poderia apreciá-las simultaneamente.

Na visita à fábrica da Baden Baden, vimos que a sugestão de harmonização da Dark Ale da Baden é com chocolate. Lógico que a curiosidade feminina me fez na mesma hora pensar em um cardápio onde facilmente seria encaixada uma sobremesa a base de chocolate para testar a harmonização.

A Stout é uma cerveja bastante encorpada, cremosa de coloração preta, sem reflexos e de espuma densa. Tem aroma marcante, adocicado como chocolate e também uma mistura de malte torrado e café. A torrefação do malte é que lhe confere um intenso amargor, com teor alcóolico de 7,5%. Uma cerveja muito bem feita e já reconhecida por isto, ganhou medalha de ouro na competição cervejeira European Beer Star Awards 2008, na categoria Dry Stout.

Então, mãos à obra. Cheguei em casa preparei um petit gateau (para quem se interessar pela receita: Gastronomia Doméstica) e abri a Stout para colocá-la à prova.

Realmente os sabores do chocolate e da Stout combinam muito. Fica sim, uma harmonização redonda, mas... Tive a impressão que a cerveja mata o sabor do chocolate, como se limpasse o paladar que ainda deliciava-se com o sabor residual do tão adorado doce de cacau.

Experimentar esta harmonização foi um ótimo pretexto para comer muito chocolate. Mas não adianta, mulheres às vezes simplesmente cismam com algo e por melhor que seja a cerveja e por mais que a harmonização funcione, para mim chocolate ainda só combina com chocolate. Ou no máximo com um vinhozinho do porto...

5 comentários:

  1. Pra ser bem sincera, a Stout foi a segunda surpresa da noite... a primeira foi o petit-gateau caseiro, assadinho em 8 minutos, cremoso e saborosíssimo. Sai da sua casa extasiada! :)

    ResponderExcluir
  2. e eu então que amoooo petir, esse é foi melhor do que o feito na Gelateria Parmalatt q pago os olhos da cara! E, de quebra, ainda tem um pedacinho de mim na fotenha rsrsrsrs

    Vânia Henriques

    ResponderExcluir
  3. Repetimos a receita qdo quiserem... ;)

    Mi, achei q a primeira surpresa tinha sido c/ o chutney de manga... hehe...

    ResponderExcluir
  4. Ah, meu deu vontade.....quando vai fazer de novo e convidar essa cervejeira aqui? rs
    Parabens, seu blog é demais....adorei...quero a dica da cerveja que te dá vontade de ouvir frank Sinatra....rs

    bjinhus
    Tye

    ResponderExcluir
  5. olá Tye

    pode deixar, da próxima vez seu nome estará na lista de convidados ;)

    A cerveja q me fez ter vontade de ouvir o Frank (Strangers in the Night p/ ser mais precisa) foi a Slava da cervejaria Abadessa, aqui do Rio Grande do Sul... está lá no primeiro post do blog...

    bjks

    http://www.mulheresecerveja.com/2011/02/melograno.html

    ResponderExcluir