sexta-feira, 8 de abril de 2011

milnovecentosebolinhas

Para quem conhece a Catarina, sabe que festa e badalação é com ela mesmo. Para quem conhece sua real personalidade, sabe que ela também gosta de calma, paz, amigos, passar uma noite de sexta-feira rodeada por fotos, histórias da adolescência, fatias de pizza e amigos queridos.

Inaugurando o recém-comprado apartamento de um casal de amigos, fui responsável por nada menos que... a cerveja! Claro. E seria uma tarefa difícil, porque todos ainda me olhavam com aquela cara de “ela acha mesmo que entende de cerveja?”. Conhecendo os amigos como bem conheço, já sabia até os sabores de pizza que seriam pedidos, e então, antes do evento, fui ao mercado comprar as perfeitas cervejas que surpreenderiam na harmonização e abalariam as premissas dos homens da casa – meu real intuito.

Confesso que buscava uma cerveja conhecida (Hoeggarden) para dividir com os amigos um exemplar do meu hall de prediletas. Mas não a encontrei. Então apelei para algumas Leffes – as 4 últimas da prateleira - e fiquei rodando pela gôndola do supermercado, em busca de uma boa opção. Me deparei com a 1906 – Reserva especial, uma espanholinha (temos falado muito delas ultimamente não?) com rótulo simples, cara de cerveja rústica e um preço muito chamativo: R$2,89 a unidade. Arrisquei, levando 2 packs de 6 unidades (ah, mulheres exageradamente consumistas!)

Ao chegar, deixar a cerveja para gelar  (no freezer ultramoderno da anfitriã, que programável deixou as cerveja nos exatos 5C sugeridos em 1 hora) e conversar amenidades. A Leffe Blonde foi o primeiro sucesso da noite: um dos amigos não a bebia desde seus tempos em Nice – França, e ele a adorava! Ficou extasiado, a bebia relembrando seus tempos de estudante. Enquanto os homens da casa ouviam inebriados as histórias das cervejas, as outras mulheres tomavam vinho e falavam sobre roupa e maquiagem.

Pizzas a postos, geladeira apitando, retirar a tampinha da garrafa com cuidado – os donos da casa fazem arte com elas. E fui eu a primeira a abrir a 1906. Homens me olhavam. Aprovei. Ofereci. Se entreolharam. Aprovaram. Brindamos. Sucesso.

A 1906 é uma cerveja estilo Vienna Lager, da Cervejaria Estrella Gallicia, que foi criada para comemorar o centenário da fundação da cervejaria. As Viennas vieram da Áustria, sumiram por um tempo e foram meio que ressurgidas depois de quase 2 séculos. Voltou até que com força, principalmente entre as cervejarias hispânicas. Tem um aroma que lembra um pouco o milho – que de fato faz parte da formulação – mas impera o sabor e aroma do malte tostado, que deixa um sabor de caramelo no ar, pouco amargor, e, de acordo com uma das mulheres, um sabor defumado. Bem licorosa e adocicada, mas com uma finalização mais amarga.


Sim, a 1906 é uma cerveja especial, embora existam outras tantas, mas para mim será sempre aquela que mudou a impressão dos homens da casa em relação à essa minha nova paixão. Se eles achavam que eu era apenas mais uma mulher disposta a beber, perceberam que eu sou, na realidade, apenas mais uma mulher disposta a beber BEM!

2 comentários:

  1. Essa ainda preciso provar! Já me recomendaram e falaram muito bem sobre ela.
    E belo open house hein! rs

    ResponderExcluir
  2. Gosto de "Paulo"... rs

    Essa eu tbm ainda preciso experimentar, e esse post me deixou ansiosa por isso...

    ResponderExcluir