sábado, 2 de abril de 2011

Quem caiu, caiu. Caiu primeiro de abril...

Existem muitas versões sobre a origem do dia 1º de abril (o dia da mentira) em todo o mundo.

Há algumas explicações históricas, como o ano novo francês ser tradicionalmente comemorado no dia 25 de março, e as comemorações estenderem-se até o dia 1º de abril. Até que o rei Carlos IX, declarou que a França começaria a usar o calendário Gregoriano, onde o ano novo iniciaria em primeiro de janeiro.  Como algumas pessoas não aceitavam esta mudança, continuaram com suas antigas festas e por isso eram chamadas de tolas como se comemorassem uma grande mentira.

Em Roma existe a tradição da festa Hilária. Na Índia o festival Holi. No Brasil o dia da mentira começou a ser comemorado por causa de um jornal mineiro.

Enfim... o mundo inteiro comemora e em cada lugar conta-se uma história diferente.

Foi aí que em minha pesquisa, cheguei a uma comemoração milenar feita em 1º de abril em homenagem ao Deus Loki. Até que o paganismo começou a ser substituído por outras religiões e as pessoas começaram a inventar outras explicações para continuarem a festejar nas mesmas datas pagãs.

Qual a verdadeira origem eu não sei dizer, mas esta explicação pagã foi a responsável pelo texto de primeiro de abril.

Diz a tradição, que Loki (que como todos os deuses pagãos não era lá muito bonzinho) era o deus nórdico dos truques e das brincadeiras, e daí a origem do "Dia da Mentira". Neste dia deve-se escolher um desejo, e então mentir dizendo que este desejo já foi realizado. Se você conseguir convencer ao menos três pessoas, Loki ficará tão satisfeito com seu talento que vai transformar sua mentira em verdade.

Acreditando ou não, brincar é sempre bom e uma mentirinha assim, não faz mal a ninguém. Se eu consegui convencer ao menos três leitores, já estarei mais do que satisfeita.

Claro, se alguém da Globo ler este post e quiser dar uma mãozinha para transformar nosso desejo em realidade, não fará mal a ninguém também. Assim como, se algum deus nórdico e mestre cervejeiro que acompanhe o blog quiser, pode entrar em contato com a Catarina para agendar a data do casamento.

Ah! Outra parte da tradição é que quem não consegue aceitar os truques, ou tirar proveito deles dentro do espírito da tolerância e do divertimento sofrerá com a má sorte, e que aquele que for enganado por uma bonita menina será recompensado com o matrimônio, ou pelo menos a amizade dela.

Isso tem lá seu fundo de verdade, afinal quem nos visita por aqui sempre poderá contar com a amizade eterna das mulheres.

3 comentários:

  1. Eu caíiiii! E até liguei pra Rê! hauahuah
    Mas como disse, porque a história é muito igual ao case de OB - Bia Descobre, uma moça que escrevia um blog e recebeu uma proposta de viajar por NY, SA e mais algum lugar por lá também, patrocinado por OB/Johnson's. :)
    Sorte a todas as mulheres. kkk

    ResponderExcluir
  2. Eu caí e levei mais umas 3 pessoas comigo nessa! Além de ligar pra Catarina ás 01:30 da madruga. Enganada pela própria Equipe kkkk, mas td bem!!! Tomara que se realize, assim vcs me levam junto!

    Vânia Henriques

    ResponderExcluir
  3. Não tenha dúvidas Vania. Vc já está escalada p/ nos acompanhar ;)

    ResponderExcluir