segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cerveja e futebol

Depois de uma semana, já consigo falar do clássico na Final do Campeonato Paulista.

Corinthians vs Santos.

Quatro mulheres em uma mesa de bar. Duas delas (as que vos escrevem) fazem parte de um bando de loucos e estavam devidamente concentradas. Cerveja Weltenburger Kloster Barock Dunkel na mesa e começa o jogo.

Garçom em campo, abre a garrafa, passa para as mulheres, elas dominam, colocam a cerveja calmamente a 90º no copo até o meio de campo. Fazem o giro, aproximam, percebem o aroma, completam o copo e vai... vai... vai... é copo cheio e cerveja aprovada.

Que felicidade, essa cerveja é a alegria da cidade.

A Weltenburger Dunkel é uma alemã escura das mais antigas do mundo, segue a arte monástica do preparo e fermentação. Sua coloração é marrom avermelhada bastante brilhante, a espuma não é muito encorpada e seu aroma... bom, para mim lembrou muito o aroma do pão preto australiano feito com melado (pela mistura óbvia de melado e fermento). Já para Catarina a associação não foi tão óbvia assim. Apreciadora da culinária oriental, sua primeira impressão lhe remeteu ao temaki.

Enfim, percepções são como gostos, religião e futebol, cada um tem a sua e não se discute.

Voltando a Weltenburger. Ela é bastante equilibrada, o melado, o tostado e o amargor são suaves. Percebe-se também que há pouco lúpulo em sua composição. Extremamente agradável de se tomar, ainda mais em uma tarde chuvosa de domingo.

Aliás, tarde chuvosa não, tarde de grandes tempestades, isso sim, e muitos conflitos. Um segundo gol frustrante do adversário, a fé da nação corintiana renovada na sequência e pouco tempo depois apita o árbitro e a consquista do campeonato é adiada por um longo ano. Haja coração para estas sofredoras.

Ainda bem que tínhamos uma reconfortante cerveja caramelada para nos consolar.

2 comentários:

  1. Muito, muito bom, Rê! ;)

    Mas e a 2ª cerveja? Era a caramelada?

    E meu, já que gosto não se discute, você não pode discutir eu ter sentido gosto de carne naquela que você sentiu gosto de café! kk Até porque minha primeira sensação foi o sabor de café, mesmo, mas depois senti gosto de carne, ué! kkkk

    Bjos
    Shey

    ResponderExcluir
  2. 2ª cerveja?

    Não, não Sheynita, a Weltenburger Dunkel é a caramelada, não houve uma segunda cerveja só uma segunda garrafa, assim como o 2° tempo... hehe

    E percepções e gostos a gente não discute mesmo, mas que não tinha nada de carne ali... Ah! isso não tinha mesmo... kkkkkk ;)

    ResponderExcluir