segunda-feira, 30 de maio de 2011

Fetiches

Sendo Renatinha e Catarina duas publicitárias de formação, nada mais natural que de vez em quando apareça algum comentário sobre campanhas aqui no blog.

Sendo o blog sobre cervejas, nada mais natural que essas campanhas sejam sobre o nosso precioso líquido.

Sendo o blog ainda, um local onde falamos das percepções femininas sobre a cerveja como um contra ponto à visão masculina, nada melhor que esta campanha fale sobre homens e mulheres.

Tudo isso para falar sobre um anúncio da Heineken que eu adoro. Mas antes vou falar sobre a Heineken.

Confesso que apesar de reconhecer o seu valor, a Heineken não é uma das cervejas que está na minha lista de preferidas. Para ser bem sincera peço Heineken só em último caso, ou quando ela é a opção verde do St Patrick's day, para fazer uma graça.

É uma cerveja leve, amargor não muito marcante, clara, bom aroma, equilibrada. Mas toda vez que a tomo me lembro da célebre frase de Santo Arnaldo (um dos santos padroeiros dos cervejeiros) "Do suor do Homem e do amor de Deus veio a cerveja do mundo." No caso da Heineken sempre acho que sobrou suor e faltou amor. Mas enfim... O papo hoje é sobre campanhas publicitárias.

E nesse quesito a Heineken manda muito bem.

Não sei dizer exatamente de quando é este vídeo, eu o conheci no ano passado e fiquei simplesmente fascinada com a simplicidade com que aborda as diferenças de fetiches masculinos e femininos, de maneira criativa e nada ofensiva.

Imagine um casal que acabou de arrumar seu futuro lar, pensando em todos os detalhes. Esse casal, vai apresentar a casa para seus amigos. Clube da Luluzinha de um lado, clube do Bolinha do outro.

As mulheres caminham para o quarto e a anfitriã abre um closet gigante e bem iluminado, abarrotado de sapatos, acessórios e claro, muitas roupas. A realização do sonho de qualquer mulher que já se identificou em qualquer grau com Carrie Bradshaw.

A reação espontânea é uma histeria coletiva. Pura euforia interropida por uma espontânea histeria coletiva provocada pelos gritos masculinos vindos do outro lado da casa.

Então vimos os homens dentro de uma gigante e bem iluminada geladeira, abarrotada de cervejas.

Que homens tem verdadeira paixão por cerveja nunca negamos. Que mulheres tem real fetiche por sapatos também não somos nós que iremos contrariar.

Mas se Renatinha e Catarina (assim como tantas outras mulheres que conhecemos) participassem desse comercial, com certeza reforçariam o coro histérico tanto no closet quanto na geladeira.

Sem dúvida é uma campanha das mais bem trabalhadas, e me levou a pensar que melhor mesmo é compartilhar fetiches. Assim as possibilidades de que se concretizem aumentam muito. Porque duvido que ele teria conseguido essa geladeira, do jeitinho que idealizou, sem o aval da ilustríssima esposa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário