quarta-feira, 30 de março de 2011

Cerveja de Março

“É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol”
 

Março é um mês sempre especial. Nomeado "março" desde a Roma Antiga, quando ainda era o primeiro mês do ano e chamava-se Martius, de Marte, o deus romano da guerra. Sendo o primeiro mês da primavera, para eles evento lógico para se iniciar um novo ano, bem como a temporada das campanhas militares dos Romanos. Mas isso foi há muito tempo, hoje Março é mês de paz, de muitas comemorações, mês de carnaval para este ano, mês de aniversários de muitos amigos especiais. Mês dos Peixes sensíveis e sonhadores, mês de Arianos ardentes e corajosos...

Mês de equinócio de primavera lá em cima, das águas de março que fecham o verão aqui embaixo. Por isso, quando me deparei com a possibilidade, insisti em experimentar a Voll-Damm, uma Märzenbier, ou “cerveja de março”.

Logo eu, que adoro “as coincidências da vida”!

O termo Märzen é utilizado há séculos para nomear cervejas escuras produzidas somente no mês de março. Antigamente, devido às temperaturas no inverno serem mais favoráveis do que no verão, eram produzidas até março  (isso claro, falando de março no hemisfério norte) e mantidas nos barris no restante do ano para serem servidas no período do outono (outubro). Como são feitas com uma maior quantidade de malte, têm aquela aparência de Pilsen escura, e foram pouco a pouco substituídas frequentemente pela denominação de Oktorberfestbier.

Hoje a Märzenbier já não é mais sazonal – viva o advento da refrigeração! – e o exemplar provado foi uma espanhola, da Cervejaria Damm. A Voll-Damm surpreendeu. Levemente doce, bem maltada – óbvio – e intensa. Intensa, não forte. Uma espuma marcante, clássica, que deu vida ao copo contrastando com o corpo dourado escuro. 
Ao final, levíssimo amargor – muito menos do que esperava de uma escura – deixando um sabor amadeirado, uma sensação leve e gostosa. A mesma sensação que tenho neste fim de março, que foi um mês tão especial, intenso e inesquecível.

Não me deixou com a cabeça em Frank Sinatra, mas sorrindo ao som da inesquecível Elis e suas brincadeiras com Tom.

"São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração.”

3 comentários:

  1. Dessa família experimentei somente a Larger deles. Ah! Sabe se rola degustação de cervejas em algum lugar, fora o "Ó" (bar reprovado pelas mulheres)?

    ResponderExcluir
  2. Olá Caro Turra/Paulo/Juja não necessariamente nesta ordem...

    Então, no esquema do Frangó eu sinceramente não conheço, mas a Sociedade da Cerveja promove eventos de degustação para seus embaixadores, assim como existem eventos esporádicos durante todo o ano... basta pesquisar no google q vc encontra opções bem legais e não tão caras, algumas inclusive com harmonização... Outro lugar interessante para quem quer se aprofundar no assunto é a Escola São Paulo (Augusta 2239), que promove cursos sobre o assunto também de tempos em tempos...

    Espero ter ajudado com a dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Juja (e tenho dito!), vi que a lager da Damm já foi até premiada, vou provar... E o Ó continua o ó até segunda ordem (ou convite) ;)

    ResponderExcluir