quinta-feira, 17 de março de 2011

St. Patrick's Day - "As coisas boas vêm para aqueles que esperam"


Dia 17 de março é dia de vestir-se de verde e de motivos irlandeses, pintar trevos de três folhas no rosto, beber muita, muita cerveja - preferencialmente Pints de Guinness muito bem tiradas - dançar e se divertir ao som da típica gaita de fole! É assim que tradicionalmente se comemora o Dia de São Patrício, santo padroeiro da Irlanda. Ou muito melhor dizendo, “St. Patrick’s Day”.

St. Patrick foi um missionário que converteu muitos irlandeses ao cristianismo e a cultura popular ainda lhe atribui o milagre de ter livrado a ilha verde das cobras. Por isso em algumas de suas representações St Patrick está esmagando uma cobra com seu poderoso cajado. É... St Patrick devia ter lá seus truques. Era um santo bem esperto, que explicava a Santíssima Trindade utilizando o trevo de 3 folhas característico do país. Dizia que assim como o trevo é apenas um, embora formado de três folhas, a Santíssima Trindade também é apenas uma, que se divide em três: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Vê-se que o uso de analogias não é próprio de nós mulheres não é?

Aqui no Brasil a data ainda não é das mais populares, mas como nós mulheres não gostamos de perder oportunidades de conhecer mais a fundo uma nova cultura enquanto degustamos boas cervejas, obviamente estaremos devidamente caracterizadas em algum pub pela cidade. Sim, pubs, afinal são eles os tradicionais pontos do encontro irlandeses e ingleses e são neles as grandes comemorações deste dia, muito celebrado também nos Estados Unidos, onde existem grandes comunidades irlandesas. Em Chicago, por exemplo, até colorem o Rio Chicago de verde!

Em São Paulo, a grande patrocinadora do St. Patrick’s Day é a Guinness, cerveja preta tipicamente irlandesa com muitos apreciadores fiéis ao redor do mundo (fiéis bem ao gosto de St. Patrick) que geralmente unem esta data à marca. Porém, aqui mesmo no Brasil temos outros patrocinadores do evento, como a Heineken em Belo Horizonte, servindo o tradicional “chopp verde”.

Bom... ‘bora comemorar a data no melhor estilo irlandês? Trajes típicos dos pés à cabeça, pintar alguns trevos pelo corpo e, claro, tomando muita cerveja!

Dica: Quem sair para comemorar, deve usar no mínimo uma peça em verde, ou pode tomar beliscões dos gnomos irlandeses espalhados cidade afora!

Quem sabe a gente não se encontra por aí?

Nenhum comentário:

Postar um comentário